UTILIZANDO ONLINE FOCUS GROUP PARA APRIMORAR UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

José Alberto de Siqueira Brandão, Ana Paula de Souza Lima, Nathália Luíza Farias da Silva

Resumo


O advento da pandemia instalada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) implicou em uma série de desafios para a humanidade em diferentes níveis. O setor público foi um dos que mais se envolveu no contexto da pandemia, necessitando implementar soluções inovadoras no sentido de proporcionar respostas tempestivas à sociedade e aos servidores públicos. Neste sentido, um dos segmentos mais afetados foi o da educação, especialmente no âmbito da educação corporativa, em face da impossibilidade de realização de atividades presenciais, o que implicou em sensíveis impactos no modus operandi e na necessidade de adaptação das práticas vigentes. O presente estudo tem como objetivo apresentar os principais resultados alcançados com a utilização da técnica online focus group em um programa corporativo de formação de servidores públicos. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado mediante a aplicação do online focus group em um conjunto constituído por 11 gestores governamentais atuantes no Governo do Estado. Os resultados obtidos com o estudo reforçam a importância da utilização desta ferramenta para a obtenção de dados qualitativos relevantes para a redefinição das práticas de capacitação, especialmente no âmbito da administração pública.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
Associada e indexada à