MODELO ECONÔMICO, VONTADE POLÍTICA, SOCIEDADE CIVIL E SUA RELAÇÃO COM O FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES)
Resumo
O presente trabalho busca investigar quais os principais determinantes da capacidade estatal de proporcionar uma educação livre, democrática e de qualidade para todos. Para isso, foi selecionado o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e a metodologia de estudo da dependência de trajetória, visando correlacionar as variáveis modelo econômico, vontade política e pressão da sociedade organizada com o desempenho do Fies desde sua criação. Após analisar a importância das políticas de democratização do acesso ao ensino superior, observou-se que o Fies havia sido instituído como um programa federal de crédito educativo e foi transformado em uma política pública de democratização do acesso ao ensino, com seu aumento e diminuição influenciados pelas variáveis em questão.Downloads
Publicado
2020-12-22
Edição
Seção
GT-2 – Análise de Políticas Públicas e a Agenda de Reformas