Confissão Religiosa e Desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Gerson Silva dos Santos, Júlia Gallego Ziero Uhr, Silvio da Rosa Paula

Resumo


O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da religião sobre o desempenho acadêmico. Desta forma, em função do precedente de Max Weber e da literatura consagrada, que aponta a importância da educação no movimento liderado por Martinho Lutero, optou-se por trabalhar com a comparação entre as crenças protestante e católica. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da edição de 2009. A estratégia empírica seguiu uma abordagem quase-experimental, utilizando o estimador de Mínimos Quadrados Ordinários ponderados por pesos gerados com a técnica de balanceamento por entropia. Os resultados encontrados, indicam que os candidatos protestantes ou evangélicos apresentaram melhor desempenho nas provas de ciências humanas; ciências da natureza; linguagens e redação. Por outro lado, os católicos apresentaram melhor desempenho na prova de matemática, corroborando com outros estudos realizados para o Brasil.

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