Edital

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

1) DO EVENTO ACADÊMICO

10º Seminário de Administração Pública do IDP tem como tema “Desafios e oportunidades da Administração Pública brasileira: um olhar para os efeitos da pandemia na gestão governamental e na economia nacional” e ocorrerá em Brasília-DF nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2020. Em virtude da pandemia do Covid-19, todo o evento ocorrerá na modalidade online através da plataforma Zoom. Todo o evento será gravado. As apresentações dos trabalhos selecionados para os Grupos de Trabalho (GT) ocorrerão no Zoom e serão mediadas pelos professores do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP.

 

2) DOS GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho (GT) do 10º Seminário de Administração Pública do IDP é uma realização conjunta do Centro de Pesquisa do IDP (CEPES/IDP) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP. Visa integrar e divulgar as linhas de pesquisa e os trabalhos desenvolvidos no programa. A relação dos Grupos de Trabalho (GT) consta no Anexo I deste edital.

 

3) DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de artigos completos (diretrizes de elaboração constam no item 8 deste edital) serão recebidos de 22 de agosto de 2020 a 15 de setembro de 2020. Os aceites serão comunicados no dia 30 de setembro de 2020.

Os autores deverão proceder com o cadastramento em https://portalgt.idp.edu.br/seminarioadmpublica/user/register especificando nome, titulação, endereço de correspondência, instituição de filiação, e telefone, e assinar o termo de cessão do direito autoral e de imagem para o IDP, para divulgação relacionada exclusivamente ao 10º Seminário de Administração Pública do IDP. As informações constantes dos trabalhos serão utilizadas para elaboração do certificado de apresentação. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores. Somente serão recebidos textos em que um dos autores seja mestrando, doutorando, mestre ou doutor.

 

4) DA QUANTIDADE DE TRABALHOS POR AUTOR

Cada autor pode enviar somente um trabalho inédito para o Grupo de Trabalho (GT). O trabalho pode ser escrito por até 3 (três) autores.

 

5) DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

Os trabalhos serão avaliados por meio do método “blind review”. O método exige o exame “às cegas” dos trabalhos por um avaliador, o que garante a diminuição da subjetividade, conflitos de interesse e de preferências ideológicas. O “blind review” não divulga, portanto, nomes de autores, nem de avaliadores. Cada trabalho será avaliado por um avaliador. Esse método assegura isonomia entre os participantes e garante a imparcialidade da avaliação.

 

6) DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO

Os avaliadores observarão:

a) estrutura formal;

b) aderência aos Grupos de Trabalhos (GT) propostos;

c) clareza de argumentos; e,

d) linguagem técnica.

 

7) DOS TRABALHOS APROVADOS

Serão selecionados até 12 (doze) trabalhos para apresentação em cada Grupo de Trabalho, distribuídos em duas sessões de apresentação em cada GT. Os autores dos trabalhos selecionados serão automaticamente inscritos no 10º Seminário de Administração Pública do IDP.

 

8) DOS ASPECTOS FORMAIS PARA ENVIO DO ARTIGO COMPLETO

Todos os trabalhos enviados para avaliação devem observar os seguintes aspectos formais:

8.1) Arquivos em formato .doc ou .docx, sem identificação de autoria;

8.2) Conter TÍTULO em português e em língua estrangeira. O título deve estar escrito em negrito, centralizado e em letras caixa-alta. Fonte: Arial; Corpo: 12;

8.3) Conter RESUMO na língua portuguesa, com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. Evitar abreviaturas. Fonte: Arial, Corpo: 12, Espaçamento: simples;

8.4) Conter, no mínimo, 03 PALAVRAS-CHAVES na língua portuguesa. Fonte: Arial, Corpo: 12, Espaçamento: simples;

8.5) Conter resumo em inglês, com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. Evitar abreviaturas. Fonte: Arial, Corpo: 12, Espaçamento: simples;

8.6) Conter, no mínimo, 03 PALAVRAS-CHAVES em inglês. Fonte: Arial, Corpo: 12, Espaçamento: simples;

8.7) ser estruturado com INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (incluindo seções de REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA DE PESQUISA e RESULTADOS E ANÁLISES), CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;

8.8) Ter de 15 a 25 PÁGINAS (incluídas as referências bibliográficas) formato A4, posição vertical; fonte: Arial; corpo: 12; alinhamento: justificado, sem separação de sílabas; espaçamento entre linhas: 1,5; Parágrafo: 1,5 cm; Margens: superior e esquerda - 3 cm; inferior e direita - 2 cm;

8.9) CITAÇÕES em conformidade com a ABNT NBR 10520/2002 e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS de acordo as regras da ABNT NBR 6023/2018 e indicação das URLs e DOI dos textos citados, quando existente;

8.10) Não conter ANEXO;

8.11) O arquivo contento o texto não deverá ter nenhuma referência ao(s) autor(es), sob pena de rejeição.

 

9) DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

9.1) Os autores com trabalhos aprovados serão notificados via e-mail;

9.2) Somente os autores poderão apresentar trabalhos. Em caso de coautoria é suficiente a apresentação por um dos coautores;

9.3) Os certificados de apresentação serão emitidos para todos os autores do trabalho;

9.4) Conforme mencionado anteriormente, em virtude da pandemia do Covid-19, todas as apresentações serão feitas na modalidade online através da plataforma Zoom. Os links de acesso contendo a ID da Reunião e a Senha de Acesso serão oportunamente disponibilizados aos participantes;

9.5) As apresentações dos trabalhos aprovados serão de 10 minutos por trabalho. Debates e discussões temáticas das apresentações poderão ser realizados, de acordo com as orientações fornecidas pelos coordenadores do grupo de trabalho.

 

10) DA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS NA FORMA DE ANAIS DE EVENTO

10.1) Os trabalhos apresentados no GT serão publicados em formato virtual no site do IDP na modalidade “Anais de Evento Científico” após a realização do seminário;

10.2) Os direitos autorais dos trabalhos aprovados para publicação deverão ser cedidos pelo(s) autor(es) ao IDP, sem custos, por termo assinado na submissão do trabalho.

 

11) LINK PARA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Link para submissão dos trabalhos ao 10º Seminário de Administração Pública do IDP.

https://portalgt.idp.edu.br/seminarioadmpublica/user/register

O programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP não se responsabiliza por eventuais falhas de tecnologia decorrentes do volume de acessos no último dia.

 

12) DATAS IMPORTANTE

 

 Brasília/DF, 14 de agosto de 2020.  

 

 Prof. Dr. Caio Cordeiro de Resende

Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP

 

 

ANEXO I

GRUPOS DE TRABALHO

 

GT-1 – Gestão Governamental, Organizações Públicas e Inovação

Este GT constitui espaço de discussão de papers relacionados às perspectivas e desafios da gestão governamental, organizações públicas e inovação. São bem-vindas contribuições que versem sobre a temática enunciada, tanto do ponto de vista empírico quanto teórico. Serão aceitos trabalhos relacionados aos seguintes temas: capacidades estatais, arquitetura institucional, modelo de gestão, inovação, relacionamento e colaboração (redes, sociedade-Rede, Estado-Rede governança em rede, gestão do desempenho e valor público (estratégia, alinhamento, monitoramento e avaliação), construção de capacidades e arranjos de governança para lidar com desafios atuais e dinâmicos. Também são bem-vindas contribuições que analisem o funcionamento e organização do setor público brasileiro, bem como estudos comparados com outros países que abordem temáticas como a governança pública, capacidades burocráticas, financeiras e organizacionais, facilitadores e barreiras da inovação no setor público, inovação na prática: métodos e ferramentas de design thinking aplicados ao setor público.

 

GT-2 – Análise de Políticas Públicas e a Agenda de Reformas

O Grupo de Trabalho acolhe artigos cuja área de interesse seja as políticas públicas e a agenda brasileira de reformas. Alguns dos tópicos a seguir comunicam a principal preocupação deste GT: a política pública (policy), seus tipos e relações com os processos políticos (politics); abordagens teóricas e modelos de análise no campo; fases do ciclo das políticas públicas; mecanismos e instrumentos de coordenação; capacidades do Estado na produção de políticas públicas por meio da análise dos arranjos institucionais de implementação; aspectos relacionados à continuidade e mudança das políticas públicas; e compreender os desafios da produção de políticas públicas no Brasil contemporâneo; ambiente político-institucional brasileiro; os atores das políticas públicas; o papel dos interesses, das ideias e das instituições; definição da agenda governamental; formulação e os instrumentos da ação pública; o processo decisório; políticas públicas baseadas em evidências; implementação de políticas públicas; coordenação de políticas públicas; a dinâmica das políticas públicas: path dependence e mudança endógena; reformas econômicas e desenvolvimento; reforma trabalhista; reforma da previdência; reforma tributária; reforma administrativa.

 

GT-3 – Finanças Públicas, Transparência e Combate à Corrupção

O grupo está aberto a contribuições empíricas e teóricas nas seguintes áreas temáticas: finanças públicas; combate à corrupção; mecanismos de transparência e accountability; entidades fiscalizadoras superiores; evolução do controle externo da administração e das políticas públicas pelos tribunais de contas; perspectivas e propostas para o controle da administração pública no Brasil; panorama das finanças públicas; teoria e normas orçamentárias; sistema orçamentário brasileiro; processo orçamentário; Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); orçamento e gestão; federalismo, federalismo fiscal, federalismo e políticas públicas: descentralização; transferências intergovernamentais; Novo Regime Fiscal e Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal.

 

GT-4 – Justiça e Questões Sociais da Administração Pública Brasileira

O GT encoraja a submissão de trabalhos sobre a administração da justiça e os desafios de gestão no Poder Judiciário; papers com abordagens quantitativas e qualitativas na avaliação da performance do Judiciário; mediação; arbitragem e outros métodos adequados de solução de conflitos; policy process no Poder Judiciário; pesquisas e análises sobre práticas de gestão que envolvam as etapas de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação, saúde e segurança pública.



Associada e indexada à